domingo, 18 de outubro de 2009

Lhasa Apso: cuidados especiais




Estou com meu pêlo comprido atualmente, pois ainda faz frio aqui no sul. No verão tosei bem baixinho e, mesmo assim, a pelagem cresceu bastante. Tenho uma pelagem farta, e a minha Mana cuida bastante dela, pra que meu pêlo se conserve macio e limpo. Tomo banho todos os sábados, inverno e verão. Não tenho pulgas, e isso evita uma série de doenças que afetam a pelagem. Cuidado é importante. Não custa pentear, custa? Quanto mais bem cuidado o pêlo, menos embaraços, daí a importância de uma boa hidratação e de um corte bem feito. Um pouco de silicone ajuda bastante também a evitar os famosos nós. Aqueles embaraços não secam direito e a umidade acaba facilitando a proliferação de fungos com consequências drásticas às vezes. Ninguém merece!
Patinhas arredondadas e tosadas por baixo, para evitar sujeira e umidade. A Mana também não gosta de deixar a minha franja, barba e bigodes crescerem muito, pois quando eu invento de cheirar coisas na rua, a sujeira pode entrar nos olhos e provocar irritação. Outra coisa importante é cuidar das lágrimas. Os olhos de cachorrinhos lhasa apso, como eu, produzem lágrimas que tendem a escurecer o pêlo branco do focinho. Além disso, se não houver uma boa higiene com soro fisiológico, além de escurecer a pelagem branca, existe o risco daquele cheiro desagradável que ninguém merece! Lhasa apso não tem o famoso cheiro de cachorro, mas se houver desleixo e falta de cuidado, daí não tem jeito, tem?

103 comentários:

  1. Muito fofo esse seu cachorro só que com esse negócios no cabelo não dá né fica parecendo uma cadela!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anônimo!
    Sabe o que é? Alex é um cachorrinho pós-moderno. Ele não é fixado nessas questões de gênero, sabe? É metrossexual. Legal você comentar! Abraços, anônimo!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma lhasa de 3 anos e surgiu no olho dela uma manchinha branca levei no veterinário e ele disse que não é nada mas agora esta nos dois olhos. Estou preocupada você saberia me dizer se há um especialista
    próprio para olhos de cães? por favor me responda
    Meiriele.porto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Meiriele!
    Querida, sei que há, sim, especialistas em oftalmologia, mas ainda é uma exceção. Penso que um bom veterinário deve saber o que fazer. Espero que não seja nada grave! Obrigada por escrever! Mande notícias!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Tenho uma cachorrina lhasa apso 8 meses Kiara, ela não gosta de penter os belos e nem do focinho e também é muito difícil limpar o olho, e esta região fica cheirando "chule" agora entendi que deve ser por causa das lágrimas.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gisele!
    Sim, as lágrimas tem um odor ácido, bem desagradável. Limpe com soro fisiológico, que isso diminui ou desaparece. Sem essa limpeza, a lágrima endurece e então se torna difícil remover com soro. Com muito cuidado, antes do banho, vaselina líquida ajuda a afrouxar esses pelos grudados. Mas é preciso ter muita cautela para a vaselina não entrar nos olhinhos...
    Abraço para você e obrigada por escrever!

    ResponderExcluir
  7. qual silicone vc usa? e como faço para o pelo ficar cheiroso apos o banho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pro seu cão ficar cheiroso apos o banho existem perfumes apropriados para eles em pets.. quando vc passar de uma secada co o secador isso ajuda a fixar o cheirinho gostoso no seu cão .

      Excluir
    2. Obrigada, Estefany!
      Abraço para você! Volte sempre!

      Excluir
  8. Oi, maristela! Tô lendo tudo sobre lhasa porque ganhei um - já fez 1 aninho - mas ainda estou me acostumando a se mãe de cãezinho assim bebezucos pois até então eu só tinha cães grandes, de quintal. Me diz uma coisa: essa remelinha que gruda no olhinho deles eu posso limpar com Shampoo Jhonsons? Minha oftalmo indicou para lavar meus olhos então penso que não vai fazer mal para o cãozinho..É que ele é meio difícil, não pára quieto, dá medo até de machucar. Abraços, agradeço muito.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Boa pergunta! Não, não limpe com shampoo! É muito importante limpar essa ramelinha, mas com soro fisiológico e um paninho limpo e macio. Obrigada por acessar nosso Blog! Felicidades com seu bebezinho!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela resposta! Parece que dá certo mesmo! É que meu bebê é extremamente inquieto! Tenho que segurar o focinho dele e ele não gosta muito...kkkk. Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Eu que lhe sou grata pela visita e pela participação! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Matistela, ganhei um lhasa de 8 meses, o DUDU e minha esposa fica incomodada com os pelos nos olhos dele, apesar de estar sempre amarrado da impressao que atrapalha a visao! Como ela eh cabelereira quer porque quer tosar os pelos do fofo, que acha? Ajuda ou prejudica? Att. Demildo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Ademildo! Parabéns pelo Dudu! Estou certa de que ele trará muitas alegrias a toda a sua família. Lhasas têm olhos enormes e expostos a acidentes e mesmo radiação solar. Teoricamente, a franja protege... Contudo, eu também acabei tosando a do Alex, pois sujava e prejudicava mais do que protegia. Outra coisa: sempre limpar os olhinhos deles com um pano bem macio, descartável, limpo e embebido em soro fisiológico. A secreção dos olhos (ramela) dos lhasas é a única coisa neles que provoca mau cheiro.
    Felicidades! Obrigada por escrever!
    Maristela

    ResponderExcluir
  14. Olá..
    Tenho um Lhasa com 4 meses...como ele terminou a pouco de tomar as vacinas não costumo leva-lo com frequência no pet para tomar banho, eu mesmo com shampoo próprio pra ele dou banho em casa, mas ele tem um cheiro estranho, um dia depois do banho já esta cheirando mal, já tratei a otite que ele teve, mas parece que não foi o suficiente, o veterinário disse que de vez em quando é pra leva-lo no pet pra limpar a orelhinha, será que é bom mesmo? será que é a lágrima que fede? se puder me dar alguma dica agradeço. Naiara

    ResponderExcluir
  15. Olá, Naiara!
    Quatro meses? Ele deve ser lindo e fofo! Não é comum lhasa ter cheiro... Com apenas quatro meses? Sim, deve ser cheiro de orelhas e de lágrimas... Limpar orelhas é uma coisa que requer habilidade. Prefiro sempre que a pet faça isso. Já os olhos, sempre é bom ter em casa soro fisiológico e panos macios e limpos. A secreção dos olhos, além de grudar nos pelos depois de seca, tem mau cheiro. Limpar bem deve resolver.
    Um grande abraço para você, felicidades e obrigada por escrever!

    ResponderExcluir
  16. olá,tenho uma lhasa apso de 8 meses chama kiara,e o pelo dela não cresce,os irmãos dela os pelos são cumpridos e tdos ficão dizendo q ela deve ser mistura poe não dá pra dizer que lhasa,eu sei que não é porque conheci o pai e a mãe dela ela é meu xodó e sei q ela sente quando eles ficão dizendo isso so queria q ela tivesse o pelo cumprido.não sei como dar banho nela em casa pois ela chora de mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Kiara é lindo nome. Bom, amigo, filhote de lhasa, lhasa é. Será que este filhotinho não foi adotado, mamando junto com a ninhada de sangue? A pelagem leva um tempo, mas cresce. Manha na hora do banho? Pode ser trauma. Muito carinho e paciência. Espere um ano pelo menos. Ela deve ficar mais peludinha, sim! Abraço! Obrigada por escrever!

      Excluir
    2. vlw...eu vi o nascimento dela rsrsrs isso eu tenho certeza que ela é filha legitima rsrsrsrs....e no banho estou tentando ela chora e arranha demais

      Excluir
  17. Boa tarde, tem algum perfume para pet bem cheiroso para indicar, pois comprei um para minha Lhasa Nina, mas começou a escurecer os pelos dela.. ficaria muito agradecida se puder me ajudar...

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Perfume que escurece a pelagem? Nunca vi... Em todo caso, procure uma marca confiável, e não receie escrever para o fabricante deste ao qual você se referiu, dizendo que percebeu alteração na cor dos pelos dela.
    Obrigada por escrever para a gente! E boa sorte com os perfumes!
    Abç!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Comprei um lhasa apso a duas semanas o meu fofinho Vicente, preciso tirar uma duvida! Ele tem apenas 55 dias e o pêlo dele esta curtinho ainda e o nariz esta bem achatado tenho duvida se pode ser shith tsu pois comprei em pet...e ele nao faz nem xixi e coco no tapete e olha que ja tentei de tudo, na verdade ele faz mas so quando levo pra perto mas a noite e quando nao estou por perto ele faz na casa toda oque faco me da uma luz rsrs....obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola eu tenho uma lhasa de 4 anos, a minha pepe e ela é o bebe da casa. Qdo ela chegou tinha 90 dias +- e eu que ensinei ela a fazer xixi e coco no jornal. Requer muita paciência e tempo livre. Eu escolhi o box do banheiro que nós não usamos em casa. No box eu colocava muito jornal espalhado e tirava todos os tapetes do banheiro, senão ela pode errar e fazer no tapete. Eu sempre prendia ela no banheiro onde eu queria que ela fizesse xixi e coco a cada 2 horas. Deixava ela presa por 1 ou 2 minutos, bem rapidinho e qdo eu ia pegar ela se ela tivesse feito xixi ou coco eu fazia a maior festa. com o tempo ela mesmo ia procurar o banheiro e o jornal para fazer xixi e coco, aí eu fui diminuindo o tanto de jornal e ela foi acertando e ate hoje eu faço festa com ela qdo ela vai no banheiro e fax certinho (as vezes ela faz no tapetinho do banheiro, mas é bem difícil) Caso ela erre não bate e nem grite com o cachorro, converse com ele e leve ele no local certo. Importante é sempre manter limpo o local, trocar os jornais toda vez q eles fizerem xixi ou coco, pois os Lhasas são muito limpo e não fazer xixi e coco em jornais sujos. Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
  20. Como faco para te mandar uma foto do Vicente...

    ResponderExcluir
  21. Oi, Anônimo!
    Vou adorar receber uma foto do Vicente e postar aqui no blog.
    Ele está com 55 dias! É um bebezinho, portanto. Nem mesmo tem imunidade para sair à rua. O pelo é curto, sim, nesta fase. Não se preocupe, pois vai crescer. Leva um ano para ficar com jeito de lhasa. Carinha chata eles têm todos nessa fase. Alex tem carinha bem chata, e é lhasa registrado, etc. Bom, a questão do xixi e cocô faz parte. A gente pega essas criaturinhas e não pode esperar que virem gente. Alex faz xixi em alguns lugares da casa e cocô só num tapetinho da sala. Eu nunca disciplinei Alex. Deixei livre e ele mesmo fez as escolhas de local. Olha, eu sempre digo o seguinte: cachorrinho e casa impecável não combinam muito: um dos dois se estressa, o dono ou o cachorro. Bom pensar bem nisso antes de trazer para casa essas fofuras! E depois: nos dão tanto amor, tanto carinho, são tão fieis! Ah! um cocozinho fora do tapete não é nada! Ainda mais que é coco limpável! Abraços para você, Anônimo!
    Foto para e-mail maristelableggitomasini@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Acabei de adotar uma lhasa de nome Mel,... e como o nome ela é um doce mesmo, mas precisa de cuidados nos olhinhos, e queria muito sua ajuda. É o seguinte ela tem como se fosse uma membrana esbranquiçada nos olhos... não é uma coisa fixa, ontem quando cheguei com ela em casa limpei e saiu, mas gostaria de saber se posso lavar com soro ou se me recomenda outro produto.
    se puder me manda resposta por e-mail por favor...
    Um beijinho a todos.
    Meu e-mail é hidacarla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Estranho isso, Hida! Soro fisiológico é um produto que não fará mal, sempre usado com panos limpos, muito limpos. Se saiu, ótimo. Os lhasas costumam produzir uma secreção que não cheira bem, e que deve ser limpa, porque endurece, estraga o pelo e ainda favorece a inflamações. Parabéns pela Mel e obrigada por escrever para a gente! Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ah! Desculpe a demora em responder, Hida, mas eu estava viajando e com acesso limitado a internet!

    ResponderExcluir
  25. Olá Maristela tudo bem?
    Sou Néia, tenho um Lhasa Apso e se chama Cebolinha, ele está com 4 meses.Coisa mas fofa do mundo.
    Então ele toma banho uma vez por semana, mas to achando muito estranho que um dia depois dele ter tomado banho ele já fica fedido, to preocupada acho que isso não é normal. O que eu devo fazer?
    Meu e-mail: ne_i_ms@yahoo.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Néia! Tudo bem, sim.
    Cebolinha? Mas Cebolinha é o máximo!
    Deve ser mesmo muito lindo.
    Olha, sinceramente, cheiro forte em lhasa com banho toda semana deve vir das orelhas ou das ramelas (secreção dos olhos). Caprichar no cuidado com orelhas e limpar os olhinhos dele com soro fisiológico pode ser uma boa.
    Há raças que tem cheiro forte, mas os lhasas não estão entre elas. Espero que você consiga achar a causa e resolver logo.
    Se quiser, mande uma foto do Cebolinha. A gente mostra aqui no blog.Obrigada por escrever!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Maristela, socooorrro!! me ajuda! Meu lhasa tem 1 ano e 5 meses, ontem à noite ele estava super feliz, alegre como sempre. De madrugada vomitou muito, bastante mesmo. É praticamente só ração (uma papa, misturado com restos da ração). Tudo se ele estivesse normal, sei que eles vomitam, é normal. Mas ele está muito jururu, molinho, parece que evacuou meio pastoso... hoje cedo tomou bastante água por vontade própria, acho que isso é um bom sinal. Posso tentar levá-lo a um veterinário mas somente amanhã. Há alguma coisa que posso tentar fazer para ajudá-lo? ele está com as vacinas em dia, nem sai de casa, não comeu nada diferente....o que pode ser? Agradeço, estou aflitíssima!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Calma. Quando isso acontece com Alex, dou apenas água. Beber água é o mais importante. Se vomitar e evacuar demais precisa de água ou desidrata! Pode estar com vermes. Pode ter comido alguma porcaria. Costumo dar um comprimido de carvão ativado para Alex a cada 12 horas, até que o cocô volte ao normal. Agua muito limpa, e observo. Eles ficam prostrados, sim, mas depois passa. Depois leve ao vet. Importante é não desidratar. Mande notícias! Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Super obrigada! ele está melhorzinho, graças a Deus. Não vomitou mais, nem evacuou. Não dei nenhum alimento por enquanto, só água filtrada. Ele continua muito molinho, mas me parece que agora é somente sono.Minha vizinha recomentou dar 1 comprimido de xantinon. Será que é bom? Abraço, obrigada de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Xantinon é para o fígado. Eu só daria com receita médica, certo? Fico feliz em saber que está bem. Cuide o cocô, observe se voltou ao normal, e mantenha a água filtrada. Se ele teve diarreia e vômitos,precisa ser hidratado. Deve estar molinho por sono. Depois que tiver certeza de que está tudo bem, dê pouca ração e observe se come com apetite. Espere para ver se ele vai vomitar outra vez. Bom restringir o alimento até ter certeza de que está bem. Mande notícias! Obrigada por escrever. Grande abraço!

      Excluir
    2. Oi, Maristela! Mais uma vez obrigada pelas dicas valiosas. Ele passou bem o final de semana. Dei banho, ficou cheiroso (tadinho, estava com cheiro "azedo". Come com apetite a ração dele, normal. Mas o cocozinho continua pastoso, marrom clarinho, duas vezes por dia (que é o normal dele) só que pastoso, não firmou totalmente (é normal demorar uns dias para voltar ao normal??). Ele está alegre, por isso não estou tão preocupada. Mas vou levá-lo no vet de qualquer forma. Conhece algum bom na região da Pompéia, Lapa pra me indicar? A primeira vet dele eu fiquei meio decepcionada, queria trocar. Grande abraço!

      Excluir
    3. Oi, querida! Bom que tudo deu certo! Cuide sempre o cocô e quaisquer sintomas estranhos, como vômito, sacudir de cabeça, patinhas coçando orelha com força... Leve, sim, ao vet. Não posso indicar para você um vet, porque moro em Porto Alegre, RS. Beijos e felicidades. Mande notícias!

      Excluir
    4. Ola. Eu conheço um veterinário ótimo na Rua Catão, 1157 - Lapa - Dr. Paulo ou Dr. Bruno. O fone de lá é 3872 7764 / 3865 4596. Eu levo a minha pepe lá desde bebe e eles nsão ótimos!

      Excluir
  30. Nossa amei achar esse blog,estou com um Lhasa a 1 mês e ele é o bb da casa,traz muita alegria,o nome dele é toddy,pq ele é todo branquinho so tem as orelhas e os olhos marrom,marrom igual Toddy.Amei mesmo o blog e tem dicas maravilhosas de como cuidar dos nossos pets,e parabéns pelo Alex ele é lindão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima, Lilian!
      Palavras assim estimulam a gente a continuar com o Blog que já tem anos de existência, e sempre é alimentado. Na verdade virou uma espécie de diário interativo, onde amigos entram, intervêm, contam suas histórias. Fico muito contente com o fato de você ter um lhasa. Vai ver quanta fidelidade, quanto carinho, quanta dedicação essa raça é capaz de nos dar... Beijos para o Toddy!
      Se quiser, mande uma foto dele direto para meu e-mail. A gente publica aqui e mostra o Tobby para todos os amigos!
      maristelableggitomasini@gmail.com
      Grande abraço!
      Beijos!
      Maristela e Alex

      Excluir
  31. OLA adorei o blog de vcs ,tenho um lhasa com 1ano e 4 meses tevez em quando ele faz coco na poltrona , o que faço boa noita para vcs

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Anônimo! Olha, pelo que sei, quando eles agem assim é para dar sinal de que estão contrariados ou insatisfeitos com alguma coisa. Também não gostam que mudem móveis de lugar... Alex, às vezes, "protesta" fazendo cocô "fora do tapetinho", e isso ocorre quando se sente injuriado, por exemplo. Note bem: ele detestam gritos. Nunca grite ou ameace o seu cachorro. Isso só vai torná-lo desconfiado ou mesmo agressivo. Agradeço mais uma vez por sua participação! Volte sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Olá, me chamo Julia e tenho um Lhasa Apso de 5 meses, chama-se Marley. Ele vai ao pet shop tomar banho toda semana, pois tenho alergia e caso ele nao va, não posso nem chegar perto dele. Estao cortando os pelos entre os olhos, sem perguntarem minha autorização. Acho que fica um tanto estranho, é errado deixar crescer agora? Pois ja vi em sites que depois que corta uma vez, tem que cortar sempre.
    Abraço, e muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia!
      Olha, lhasas só têm cheiro na lágrima (secreção dos olhos) e ouvidos SE estiverem com otite. Portanto, ele não deve estar sendo adequadamente lavado. Os pelos perto dos olhos podem ser cortados, até mesmo porque, caso se acumulem lágrimas ali, eles ficam escuros, grudentos e cheiram mal... Aconselho você a conversar na pet sobre o melhor shampoo e os cuidados especiais (tem um post aqui no blog sobre isso) que devem ser dispensados a eles. Soro fisiológico, por exemplo, todo dia, para limpar a área ao redor dos olhinhos. Pelos curtos ali até ajudam na limpeza.
      Obrigada por escrever, Júlio!
      Abraço,
      Maristela

      Excluir
  34. Olá me chamo Daniela, tenho uma lasha de 2 meses e hoje ela acordou com os pelos abaixo dos olhos endurecido nos dois lados. Limpei com soro mais näo adiantou, será que posso corta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Costuma demorar um pouco para afrouxar... Ela é muito novinha! Em último caso, COM TODO CUIDADO, tente vaselina líquida e, bem devagar, vá desmanchando os pelos agregados. Abraço!

      Excluir
  35. comprei uma ilhasa ela tem 3 meses mais os pelos nao estao compridos e o fucinho dela é um pouco comprido tem algo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agnes! Não necessariamente. Lhasas costumam ser diferentes uns dos outros. O focinho não é tão curto quanto os shitzus, e o pelo leva bem um ano para crescer. Ela é bebezinho! Dê tempo ao tempo e confie que o amor faz tudo.
      Abraços e obrigada por escrever para a gente!

      Excluir
  36. Parabéns pelo Blog Maristela Bleggi, pois com as esperiências das pessoas estou tirando minhas dúvidas , já percebi que tenho que me dedicar mais a área dos olhinhos do Nino, com soro fisiológico, e o cheirinho vai embora, será que bicarbonato num paninho úmido neutraliza o cheirinho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela Cristina! Obrigada, querida! Bom que você escreveu para a gente. Olhe, eu não usaria bicarbonato de sódio, pois isso iria alterar o Ph dos olhinhos do Nino (adorei o nome dele!). Tente shampoo infantil do tipo que não arde nos olhos, depois soro fisiológico, e acredito que vai resolver o problema do cheirinho dele. Beijos para você para o Nino!

      Excluir
  37. oi minha Lhasa teve problema de figado, agora esta bem, o bigode e as patas ficaram escura, que devo fazer pra clarear

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David! Obrigada por escrever! Existem shampoos especiais para clareamento de pelos, mas não sei dizer qual a marca. Em todo caso, produtos infantis são bem tolerados, além de não provocarem reações alérgicas. Abraços!

      Excluir
  38. Olá Maristela... Eu tenho uma Ihasa de 3 meses ela esta com uma coceiras muito estranha e toda hora sempre que eu dou uma olhada nela não acho pulga e nen carrapatos é muito dificil eu achar carrapatos moro em um apartamento e não pega muito sol sera que pode ser fungos?
    Me ajuda.. !!

    ResponderExcluir
  39. Oi! Sinto pela sua lhasa! Se não são pulgas nem carrapatos, pode ser alergia. Verifique o shampoo, alimentos, produtos de limpeza usados na casa. Sol é importante! Leve-a para passear sempre que possível, pois tomar sol é muito importante. Melhoras! Obrigada por escrever!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  40. Oi Maristela, muito lindinho o seu Alex.
    Eu tenho um lhasa-apso de 8 meses, o Lupi, e gostaria de saber uma coisa:
    Cortar os pelinhos próximos ao olho do cachorro podem deixá-lo cego. Mito ou verdade?
    Agradeço.
    Mandei um e-mail para você, espero que responda ^^'

    ResponderExcluir
  41. Ola sou alexandre e tenho um lhasa de 5 meses chama Mayke, ouvi dizer que ter que cortar os pelos dele quando filhote para que quando crescer nao fiquem quebradiços isso eh verdade? Obg

    ResponderExcluir
  42. Oi, anônimo! Lembranças a Mayke. Olhe, isso não confere. O que você deve fazer é procurar tratar bem o pelo, escovando e usando bons produtos na hora do banho, inclusive hidratantes. Boa parte da beleza da pelagem de um lhasa é genética, mas cuidados ajudam muito. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  43. Olá, Maristela, tudo bem!!?? Tenho um Ihasa de pouco mais de 1 ano, o nome dele é Joy. Estou bastante triste, pois tive que ficar fora por 12 dias e deixei ele na casa de uma amiga por quem ele sempre gostou, porém as noticias nunca eram boas, ele nunca foi muito carinhoso com estranhos, porém estava bem agressivo, assim que cheguei tive que tirar todo o pelo dele, pois a minha amiga não conseguia nem colocar a coleira nele para levar ao pet... Enfim agora estou com ele a uma semana e ele está bem agressivo comigo (coisa que nunca foi), está tudo bem e do nada ele me estranha, quer me morder, está tanto que eu estou ficando com medo dele... Mari será por conta dos pelos??? Me ajuda a entender um pouquinho, estou sem dormir por conta disso... :( Beijão e obrigada!!
    Att: Bruna.

    ResponderExcluir
  44. Oi, Bruna! Boa noite!
    Sinto muito que isso tenha acontecido. Realmente é lamentável que ele esteja agressivo e que você o tenha encontrado neste estado. Lhasas são meigos e dóceis. São carinhosos também. Um transtorno de comportamento da ordem que você me descreve só pode ser resultado de medo e insegurança, no mínimo.
    Não temos como saber o que aconteceu com ele na casa de sua amiga, mas, com certeza, você precisa recuperar a confiança dele. Lhasas só agridem se sentirem ameaçados. Eles odeiam gritos e tem muita noção de sua dignidade. Não gostam nem de barulho, que se dirá de gritos. Bater? Nem pensar! Acredito, Bruna, que você deve se empenhar em mostrar amor por ele. Não insista em carinhos, respeite o que ele está mostrando sentir: medo, receio, enfim... Deixe-o escolher como se comporta: locais onde quer ficar, pessoas com quem quer ficar. Procure alterar pouco o ambiente: deixe comida e água no mesmo lugar, assim como caminha e brinquedos. E converse com ele. Bem baixinho, olhando para ele, voz calma, carinhosa. Ele vai entender. Com o tempo, vai voltar a confiar em você, e nos outros seres humanos, infelizmente, ainda que ele deva ter, com certeza, boas razões para fazer o que está fazendo.
    Mande notícias.
    Espero, de coração, que você e Joy possam recuperar a fase feliz do relacionamento.
    Grande abraço,

    Maristela

    ResponderExcluir
  45. Maristela, bom dia. Tenho um lhasa de 45 dias. O cheiro dos olhinhos eh muito forte. Aprendi aqui q a secrecao ocasiona este cheiro. Ja estou limpando com soro, mas gostaria de saber se na hora do banho posso passar shampoo em todo rosto dele. Nao vai arder os olhinhos dele? O shampoo q eu uso é neutro e logicamente p caes, mas nao eh para FILHOTES. Agradeço a sua
    atenção.
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia! Obrigada por escrever. Parabéns pelo companheiro e amigo fiel que você encontrou. Sim, é forte o cheiro da secreção dos olhos, mas é o único cheirinho desagradável que os lhasas têm... Com certeza, limpar com soro é importante e usar shampoo também. Alex usa infantil que não arde nos olhos e limpa com eficiência. Abraço para você!

      Excluir
    2. Maristela, obrigada, mas quando vc diz "infantil" vc se refere a shampoo p filhotes?

      Excluir
    3. Oi! Não, de bebês mesmo. Produtos pediátricos têm controle de qualidade muito bom, e limpam bem, Cláudia.

      Excluir
  46. Oi Maristela, me da uma dica por favor. Ele é tao novinho , 50 dias, mas ja morde tudo ...nao conseguimos nem brincar mais com ele, pq ele só quer morder. sabemos que ele faz para brincar, mas está ficando difícil. Ja tentamos ate com borrifador de água e nao adiantou nada. O que posso fazer p que ele nao se torne um cao intratável? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia!
      Estou surpresa com o que você me conta. Ele só tem 50 dias e, se age dessa forma, alguma coisa vem acontecendo no sentido de estimular esse comportamento. Ele morde e avança porque se sente provocado. Isso precisa parar, ou vai mesmo ficar intratável. Procure sabe o que faz ele agir assim. O que ou quem. Não dê carinho nem atenção quando ele morde e/ou avança, mas sempre que parar, ou seja, sempre que ficar calmo, imediatamente depois que ficar calmo, dê um prêmio. Pode ser um pouquinho de alimento do qual ele goste muito. Puxa! Espero que tudo melhore. Abraço para você, Cláudia. Obrigada por escrever para a gente!

      Excluir
  47. Maristela, bom dia; Preciso de ajuda novamente. O Kim está vomitando e com um pouco de diarréia desde hj cedo. Nao está prostrado, brinca normalmente. O que pode ser? Talvez o calor? Tenho oferecido bastante água e ele tem tomado. è necessário levar ao veterinário ou isso pode passar naturalmente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Oi, Cláudia! Se ele está brincando, isso é bom sinal. Continue disponibilizando água, mas corte alimentos. Dê carvão ativado. É o que faço com Alex. Um comprimido. Se não engolir, dê esmagado com água. Puxe na seringa de injeção (sem agulha) e injete o conteúdo no canto da boquinha ele. Vai passar. Calor faz isso. Alex também vomitou ontem. Claro que, se não passar, tem que ver o vet.
    Abraço pra você e para o KIM!

    ResponderExcluir
  49. ele tem 50 dias Maristela...posso dar o carvao sem problema? Qual quantidade? outra coisa, posso dar um banhinho nele...o calor esta insuportavel aq...

    ResponderExcluir
  50. Claro, 50 dias! Melhor desmanchar na água pouco menos que a metade e dar a ele. Carvão ativado absorve toxinas e "segura" a diarreia.
    Eu nunca deixei de dar banho no Alex. Há quem diga que não pode, mas calor demais também não é bom.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo. Se estiver insegura, dê banho passando um paninho nele com bastante cuidado, Cláudia.

      Excluir
  51. Eu ganhei um lhasa de 1 ano, ele e mau educado, n me respeita, e faz as necessidades em lugar errado, é lindo, fofo e eu amo apesar d td trabalho q me dá. Em fim, ele tem cheiro de xixi na barriga, dou banho td sexta, e na segunda ja o cheiro horrivel aparece,. olhei e fc amarelinho os pelos. Esta cm tosa higiênica, onde a barriguinha esta raspada, mas msm assim os pelos maiores estao sujos e cheirando mau, passando o cheiro ate p meu quarto.
    ñ sei o que fazer, acredito que é pq ele marca mt território e entao suja mt essa regiao. Me chamo claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia! É fofo, sim, mas está dando um trabalhão para você, hein? Com certeza, como já tinha um aninho quando entrou na sua vida, ele trouxe alguns problemas de educação. Olha, duas coisas: mais capricho no banho e, em segundo lugar, use lenços umedecidos sempre que, por qualquer razão, o xixi comece a cheirar mal. Não nos olhos! Só na barriguinha. Limpar olhinhos apenas com soro fisiológico guardado em geladeira depois de aberto. A lágrima deles tem cheiro.
      Eu sou muito liberal com Alex. Ele marca alguns pontos da casa e pronto. Sei que ali terá xixi. O que faço? Limpo. Há bons produtos de limpeza.Depois, ter cachorro implica em dividir espaço com alguém que não é humano (felizmente não é), e cabe a nós (humanos, dizem) entendermos as necessidades deles, porque eles, com certeza, entendem as nossas, especialmente as afetivas.
      Espero, Cláudia, que você consiga contornar esses problemas. Um ajuste de parte a parte, certo? Estou torcendo muito por vocês.
      Grande abraço e escreva sempre,
      Maristela

      Excluir
  52. Oi, eu tenho uma lhasa se chama Belinha ela é um amor um docinho e tem 7 anos, a uns dois meses o pelo dela no fucinho e em volta dos olhos começou escurecer ficou marrom e ela é toda branquinha.. veterinária disse que deve ser por causa da ração.. mas lendo seu blog agora penso que seja pelas lagrimas.. o que faço para essas manchas sairem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran! Obrigada por escrever. Essas manchas são principalmente efeito das lágrimas. Você precisa, antes de tudo, é não deixar que o problema se agrave. Use soro fisiológico e uma gaze bem macia para limpar a região que fica ao redor dos olhos da Belinha. Mas tenha cuidado, pois eles tem olhos saltados e expostos. Fazendo isso todos os dias, você evita que o problema persista e, pior, que se agrave. Bom saber também por que só agora, com sete anos, ela começou a apresentar esse problema. Não seria má ideia mudar a ração (talvez tenham alterado a fórmula) e, ao mesmo tempo, mudar para um shampoo especial para pelagem branca.
      Boa sorte com a Belinha! Escreva sempre!
      Abraço da Maristela

      Excluir
    2. Brigada por responder Maristela! Então eu mudei a ração dela e quanto ao banho vou ter que questionar no pet que levo ela.. vou fazer o que você disse.. Muito Obrigada!

      Excluir
    3. Eu é que agradeço a você por ter escrito, Fran.
      Melhoras para Belinha! Mande notícias.
      Abraço!

      Excluir
  53. Respostas
    1. Oi, Cláudia! Recebi a mensagem.
      Tudo bem com você?
      Nunca passei por isso, Cláudia, de ter de levar Alex em viagem.
      Alás, ele enjoa e vomita até quando anda de carro.
      O que sei dessas raças de focinho curto é que sufocam com facilidade. Podem se afogar no banho mesmo, apenas por se deixar a água correr sobre o nariz. Mas sobre viagem na jaulinha, aquelas caixas de transporte, não sei dizer.
      Espero que você consiga resolver tudo!
      Abraço!
      Obrigada por escrever!

      Excluir
  54. Posso passar gel sem álcool na franja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vejo por que não! Aliás, boa ideia!

      Excluir
  55. O meu cachorro esta com fungo,estamos fazendo com veterinario
    nos informou, mas me preocupo devido a noite as vezes ele se cosa muito. Ele tem quase 3 meses,é muito fofo.Só estou
    preocupada devida a alergia mesmo com medicamento as vezes parece que incomoda muito.
    Desde de já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clarice,
      Sinto pelo seu bebezinho! Converse com o vet e passe para ele suas impressões, especialmente a razão pela qual você acha que ele fica muito incomodado com a medicação. Espero que dê tudo certo!
      Obrigada por escrever,
      abraço da Maristela

      Excluir
  56. Obgd por responder! Vou passar ele sábado no vet e conversar em questão aos remédios ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Boa sorte, Clarice! Abraços para você! Melhoras para o seu bebezinho!

      Excluir
  57. Oláaa Maristela!! Tenho uma Lhasa de quase 4 meses a Mhegui, levei no pet para tosar as patinhas aih cortaram um pouco dos pelos dos olhos, to num sentimento que isso não seria correto porque crescem mais grossos que aih sim vão machucar seu olhos... oq vc me diz? Ela é meu anjo, até com qntos meses cresce, está com 30cm de comprimento e 19 cm de altura. Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joane! Obrigada por escrever.
      Não se preocupe com isso. Fique tranquila, pois o pelos não crescerão mais grossos nem machucarão os olhinhos da Mhegui. A pelagem toda leva no mínimo um ano para ficar tipo "lhasa" mesmo. Este corte dos pelos que crescem ao redor dos olhos pode ser feito, sim, mas com cuidado. Limpe sempre com soro fisiológico esta área que é delicada. Bom saber que você também tem um anjinho! Grande abraço da Maristela e do Alex.

      Excluir
  58. Muito obrigda por responder! O Alex é lindooo, mais uma dúvida srrsrsss. Posso dar banho uma vez por semana?? Lii que teria que ser a casa 15 dias... como vc faz com o Alex?? Bjus querida Maristela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu sempre respondo, sim! É uma alegria para mim receber os visitantes que compartilham aqui suas histórias. Quando muito novinhos, 15 dias vai bem. Eles precisam criar imunidade e todo cuidado é pouco. Banho, rua, exposição ao frio. Cuidados normais. Eu dou banho uma vez por semana desde os seis meses dele, sim. Banho não faz mal, mas umidade, sim. Então, secador, mais secador, mais secador. Nunca deixa as patinhas molhadas. Aqueles pelos em volta dos dedinhos, quando molhados, originam fungos e frieiras. Orelhas também. Cuidado sempre.
      Escreve sempre! Obrigada! Beijos pra você também.

      Excluir
  59. Oi gostei muito do seu blog. eu tenho um lhasa apso de 4 anos dou banho nele no pet toda a semana ele esta com pelagem comprida agora mas vou tosar.ele esta usando a mais de um mes ele esta usando Colar Elisabetano funil rsrs
    tadinho e quando o tiro ele volta a se coçar muito coloco de volta e ele para como se ele ate gostasse de ficar com aquele colar ta difícil de tira-lo pois ele ja se recuperou de uma feridinha que ele tinha na parte do bumbum atrás mas nao posso tirar o colar fico triste pois o tempo todo com esse funil oque devo fazer obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bom dia para você, Eli! Puxa, coitadinho! Esse colar é muito chato mesmo. Se entendi direito ele parece ter aprendido a gostar e, quando você retira, ele volta a praticar o ato que faz com você volte a colocar nele o colar. Que figurinha, hein? Com o Alex foi o contrário! Parava de coçar sempre que eu ameaçava colocar nele o colar. Não sei o que lhe dizer... Se fosse comigo, porém, acho que tentaria retirar, mas fazendo com que se distraísse com outra coisa, um brinquedo por exemplo, para dissociar coceira e colar. Depois, é ver o que acontece. Boa sorte! Obrigada por escrever!

      Excluir
    2. Bom Dia Maristela Verdade Menina olhe ta difícil a coisa aqui kk serio mesmo ele so fica sem o colar quando fazemos as caminhas dele pois dai ele se distrai né olhando outros cães e tal rsrs bem complicado mesmo eu ate pensei q pode ser algo no sangue dele sei la... tinha que acompanhar né com Vet... Bom Mas Valeu a Dica vou ficar mais atenta a outros brinquedinhos a ele já esta a tempo com colar ate quando vai ao pet pros banhos eles comentam que debaixo do calor embola que dó né mas vamos falando te mando fotos uma hr ok so não sei onde dai... Bom dia..

      Excluir
    3. Oi, Eli!
      Grata pelo retorno. E boa sorte!
      Mande foto, sim, que eu coloco aqui no blog!
      Abraço!

      Excluir
  60. Oieeee.... me diz uma coisa.... vc tosa no verão o seu filhote, tipo aqla tosa curtissima?? A minha está cm 4 meses, ñ quria tosar qndo estivesse adulta, aih me dizem tadinha com todo esse pelo, qnto calor ñ passa, affff. Obriii bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeee pra você também! Sim, eu toso bastante no verão. Beijos!

      Excluir
  61. Olá, Maristela. Muito legal o seu blog. Passei um tempão lendo as perguntas e suas respostas carinhosas. Bom, tenho a Nina, uma SRD que fará 5 anos em novembro. Muito comportada, brincalhona, meiga e querida. No último domingo ganhei um lhasa macho, o Buddy. Ele tem 8 meses, quer mastigar tudo que vê pela frente e faz xixi pela casa toda rs. Não obedece a nenhum comando, mas isso é pela educação, ou falta dela, onde vivia antes. Mas tudo bem, isso com carinho e paciência resolveremos. O problema tem sido a Nina, que não gostou da nova companhia. Está bastante jururu e não quer sair da casinha. Ela é pequena, tem 5 quilos, gosta de ficar no canto dela e ele não dá sossego. Alguma dica de como fazer com que ela fique bem ou isso vem normalmente com o passar dos dias? Estou preocupada rs. Beijos e obrigada. Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian! Obrigada! Sim, Buddy está mostrando uma tendência que você corrige, sim, com jeitinho e amor. Mas a Nina... Puxa, a Nina deve estar muito incomodada com o Buddy... Ela o percebe como um intruso, concorrente, que tira o que ela considerava como dela: espaço e atenção. É natural que se retraia. Olha, Lilian, não sei se é o caso da Nina, mas há lhasas hiper sensíveis. Ciumentos, sim. Mas sofrem muito. Eles podem desde fazer de conta que você não existe até entrar em depressão. Eles dão um gelo na pessoa e fazem de conta que o intruso não existe. Não saberia o que fazer... Por um lado, é bom que o cãozinho tenha companhia de outro cãozinho, mas penso que a Nina, talvez, se acha gente, e perceba o Buddy como intruso mesmo, e ainda por cima concorrente. Creio que a melhor coisa a fazer é observar com cuidado as reações de ambos e, muito lentamente, tentar aproximar um do outro. Procure dar mais atenção para a Nina, faça com que ela se sinta compensada, dando mais colo para ela, por exemplo, uma guloseima para ela que o Buddy não ganhe, um brinquedo. Cada um precisa saber o seu lugar e o seu papel na casa. Cães percebem essas relaç~´oes na base da hierarquia e também eles, quando reis, não desejam perder a majestade. No fundo, são como crianças adoráveis, apesar de ciumenta e teimosas. Nina quer apenas o seu espaço e isso vai depender também muito da sua sensibilidade em lidar com os dois. Escreva sempre que quiser, Lilian. Mande notícias. Boa sorte para vocês. Abraços!

      Excluir
  62. Ei Maristela. Tenho meu lhasa já com 8 meses é muito fofo. Eu.mesmo encinei a fazer as necessidades no jornal com muita paciência e determinação. Bom notei que ele ( Bruce) só tem um "baguinho" isso quer diser que ele será estéril não poderá cursar e gerá filhotese. Devo levar ao veterinário e castrar o meu Bebê?

    ResponderExcluir
  63. Ei Maristela. Tenho meu lhasa já com 8 meses é muito fofo. Eu.mesmo encinei a fazer as necessidades no jornal com muita paciência e determinação. Bom notei que ele ( Bruce) só tem um "baguinho" isso quer diser que ele será estéril não poderá cursar e gerá filhotese. Devo levar ao veterinário e castrar o meu Bebê?

    ResponderExcluir
  64. Oi, Douglas! Deve ser mesmo muito fofo o seu Bruce. Tadinho! De fato, com oito meses, já passou da hora do "baguinho" dele descer. Você deve, sim, levar ao vet e ver o que ele acha. Muita gente castra, mas é caso a caso. Eu não castrei Alex, por exemplo. Obrigada por escrever! Mande notícias! Bom domingo para você.

    ResponderExcluir