Lhasa apso é o nome de uma raça de cães criada por monges do Tibete no século VII, a partir de terriers nativos usados como vigias nos templos, com o objetivo de moldar um cachorro que ficasse parecido com o leão sagrado, daí a preferência pelo lhasa de pelagem dourada em tons de mel. Há muitas lendas sobre a raça, tais como a de que os seus grandes, profundos e misteriosos olhos escuros revelariam segredos. Dizem também que neles reencarnavam os monges que houvessem atingido o nirvana, o mais alto estágio espiritual das ordens religiosas tibetanas. Ter um lhasa era privilégio exclusivo de nobres sacerdotes do Tibete até meados do século XX. Ele não era vendido, mas presenteado. Ganhar um lhasa era uma grande honraria, porque significava reconhecimento e gratidão para com a pessoa que o recebesse de presente.
Seja como for, quem tem a sorte de conviver com um lhasa apso sabe que ele é um cachorro muito especial. Alex, ao menos, é sensível ao extremo, muito alegre, matem-se reservado com estranhos, e é extremamente atento ao que se passa ao seu redor. Em casa, tem os seus cantos e às vezes prefere a solidão. Fica horas num quarto e, sempre que isso acontece, gosto de dizer que ele está meditando. Também não se mostra nem um pouco chateado quando fica sozinho em casa. Calmo e dedicado, é raro, raríssimo, Alex latir. Resmunga quando quer alguma coisa, e dá uma espécie de gemido longo, tentando falar com a gente. Alex nunca rosnou para alguém ou ameaçou morder. Eu disse nunca, e não exagerei. Quem convive com ele sabe disso. É mesmo um amor de cachorro.
Alex não gosta de sair de casa nem aprecia brincadeiras bruscas. É um cachorro ideal para adultos e idosos, pois ninguém poderia desejar companheiro mais amigo e dedicado. É asseado, gosta de limpeza. Escolhe um lugar para fazer cocô e mais dois ou três onde faz xixi, sendo que jamais faz isso no lugar onde dorme. A maioria dos lhasa apso que conheço aproxima-se desse comportamento que se pode dizer que é mesmo muito zen.
Gente, muito legal esse cachorro, o Lhasa-apso é mesmo um dog super de boa, tranquilão e na vibe da paz.
ResponderExcluirVi umas coisas bem legais sobre a raça aqui, vale a pena a leitura pra conhecer mais.
Obrigada, Omar.
ResponderExcluirInfelizmente Alex não está mais entre nós.