quinta-feira, 11 de julho de 2024

Narciso

 Narciso não está mais entre nós. No lugar dele, porém, ficou uma imensa saudades e o coração partido de uma das minhas amigas mais queridas. Há alguns dias ela me avisou que Narciso não andava bem. Embora soubéssemos que ele era idoso, nunca se pensa o quanto a velhice pode ser decisiva às vezes, quanto mais no frio do inverno. Narciso, que eu só conheci por meio das histórias contadas por minha amiga, foi adotado. Era um clássico gato preto. Um luxo de gato, como o nome indica e reforça, muito convencido dos efeitos que seu charme e elegância exerciam sobre os humanos. Foi acolhido e, nisso, teve muita sorte. Infelizmente, sabe-se que gatos pretos costumam atrair o que há de pior em seres humanos que os maltratam e os utilizam para as mais bizarras finalidades. Narciso, nesse ponto, teve, sim, muita sorte. Foi amado como poucos pets podem ser, encantou minha amiga e todos os humanos da casa. Dormia, ora na sua caminha, ora na cama dela, companheiro que era de todas as horas. Nos últimos dias, com certeza, pareceu despedir-se, dando sinais de que estava não triste, mas cansado. Na última noite, ficou um tempo no berço ao lado da cama de minha amiga. Olhava para ela com seu lindos olhos. Durante a madrugada, deve ter pulado na cama para morrer ao lado dela. Ao acordar, no meio da madrugada, minha amiga o encontrou já sem vida. Estranha despedida, quando se sabe que animais gostam de morrer sozinhos. Narciso partiu silenciosa e discretamente, sem dramas. Não tenho como consolar minha amiga, até porque não sou a melhor pessoa para falar em conformidade. Nada que eu diga para ela poderá mudar o que aconteceu. São perdas irreparáveis, cujo único consolo consiste em saber que Narciso teve uma vida cheia de amor e de atenção, algo que nem todos têm. Ele não deixou apenas saudade. Deixou lembranças e memórias valiosas, que são eternas. Sua breve existência chegou muito além dele e, com toda certeza, valeu a pena, muito por conta do amor e dedicação de minha querida amiga, a Gio, que cuida tão bem de todos aqueles que ela ama, inclusive de mim. Abraço, minha querida amiga!

4 comentários:

  1. OBRIGADA MINHA GRANDE E SEMPRE AMIGA DO CORAÇÃO E QUE O TEMPO NÃO SEPARA , MARI QUERIDA, QUE SEMPRE ADMIRAVA POR SUA BELEZA E ELEGÂNCIA. OBRIGADA PELO CARINHO.

    ResponderExcluir
  2. Eu que sou grata a você, amiga querida de tantos anos. Mereces todo carinho e amor do mundo nessa hora tão difícil. Abraço forte.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras Maristela, ele nos deu mais do que carinho e companhia, nos deu muita alegria também!!

    ResponderExcluir
  4. Estou certa disso, amigos. Há muito tempo ouço falar do Narciso Sei das alegrias que ele trouxe para todos. Essas são as memórias que ficam. As boas lembranças que me fizeram também voltar a escrever aqui mais de seis anos depois da partida do Alex.

    ResponderExcluir