sábado, 20 de março de 2010

Duda: uma história com final feliz.

Eu costumo responder a todos os e-mails que me chegam a partir do Blog do Alex. Não raro, quando o assunto é epilepsia, a conversa prossegue, com troca de mensagens assiduamente e também de fotos, como dá para ver bem aqui. Infelizmente, um e-mail muito importante caiu na pasta de spans do meu gmail e, por uma questão de segundos, não foi deletado. Gente, percebi na hora que a pessoa que havia escrito aquilo, a Hellen, devia estar profundamente decepcionada por não receber uma resposta, passados já sete dias da mensagem original.
Pois bem, era sobre a Duda, uma São Bernardo de sete anos que havia tido convulsões. Pior: foi tratada, como disse a Hellen: “Passou um dia internada tomando valium (diazepam) na veia e desde então, começou a tomar gardenal e brometo de potássio duas vezes ao dia.” Bem, daí, veio a pior parte do e-mail:
“Mas estou inconsolada porque desde ontem, quando voltou p/ casa, a minha Duda não me reconhece... anda sem parar, faz suas necessidades fisiológicas em qualquer parte, está com o olhar perdido e não atende a nenhum comando. Tenho medo de que ela tenha sofrido complicações neurológicas... Mas a veterinária falou q ainda não se pode avaliar. Vc pode por favor, me dizer se com o Alex foi assim? Hoje ele tem uma vida normal dentro do quadro que se apresenta? Me desculpe a liberdade de escrever... mas gostaria muito de ter informações de quem passa pelo mesmo problema. Agradeço imensamente se puder me responder. Um grande abraço p/ vc e um carinho p/ o Alex. Hellen”.Quando terminei de ler estava arrasada, pois, ainda que involuntariamente, eu deixara sem resposta um apelo como este, cheio de angústia. Respondi na hora, dizendo, entre meu pedido de desculpas e outras coisas, que não sabia de nenhum caso assim, de verdadeira psicose canina, mas que procuraria me informar. Forneci meu e-mail profissional, pedindo que fosse copiado, para evitar outro desencontro. Pedi que me contasse como as coisas estavam. Bem, já no dia seguinte, fiquei imensamente feliz com a resposta. A Hellen me autorizou a reproduzir e vou deixar vocês mesmos lerem o que ela me escreveu:

Olá Maristela...

Que bom receber seu e-mail... obrigada por me responder. Felizmente estou podendo lhe escrever novamente com ótimas notícias!!!

A Duda voltou à sua vida normal, graças a Deus! Ela ficou bem desnorteada e perdida desde o dia 10 de março, quando ficou internada, teve alta e voltou p/ casa. Eu não tinha comentado no e-mail anterior, mas ela já teve a mais ou menos um ano e meio atrás algumas crises e tinha começado a fazer uso do gardenal. Como ela tinha feito o tratamento direitinho, a veterinária foi diminuindo a dose até ela passar a tomar a dose reduzida um dia sim e outro não; e finalmente, suspendeu o remédio. A Duda ficou sem tomar o gardenal por mais de 3 meses... e aí teve 9 crises seguidas (em um único dia) na semana passada.

Mas fiquei desesperada pq da outra vez tinha sido bem mais leve e ela não tinha perdido a noção do seu espaço, dos comandos que ela sempre obedeceu e principalmente, não suportei ela não me reconhecer... além de fazer suas necessidades fisiológicas onde ela sabia q não podia fazer, além de andar incansavelmente horas seguidas sem nem conseguir dormir a noite... e depois perder as forças e nem sequer conseguir levantar. Achei que ia perder minha Duda...

Mas felizmente, nesta minha busca por tentar entender todo o processo da doença... conheci um farmaceutico de uma farmacia veterinária aqui de Curitiba na ocasião que estive no local p/ mandar manipular um remédio p/ a Duda ( o brometo de potássio) q eu deveria associar ao gardenal.

Cheguei muito triste na farmácia... e o Daniel (q é o nome do farmaceutico) logo começou a puxar conversa comigo. Expliquei o q tinha acontecido com a minha Duda e ele me falou sobre um remédio natural q eu poderia tentar dar a ela.

Trata-se do cloreto de magnésio PA (p/ analise) que se encontra em farmácia em pacotinhos de 30gr. Ele me falou q se eu quisesse tentar, deveria diluir o conteudo desse pacote em 1 litro de agua e dar p/ Duda a quantidade equivalente a um pouco menos de um copinho de café durante 3 vezes ao dia.

Me falou q a princípio ela poderia ter um pouco de diarréia, mas q não era p/ eu desistir e nem diminuir a dose.
Me falou ainda que se eu quisesse pesquisar sobre isso, q havia muito material disponível na internet. Questionei se isso não traria algum risco p/ a Duda e ele q falou q não, por tratar-se inclusive de um suplemento mineral p/ o organismo. Comentou que qualquer um poderia tomar...

Ele terminou me dizendo q o resultado que eu ia ver nos dias seguintes seria surpreendente.

Saí da farmácia e no caminho p/ a minha casa pensei muito sobre o assunto... confesso q fiquei meio receosa... mas mediante a situação em q a Duda se encontrava (já nem conseguia mais levantar pq não apoiava mais as patinhas de trás no chão e não tinha força alguma) resolvi arriscar e tentar fazer alguma coisa ao invés de simplesmente cruzar os braços e aceitar a situação de sofrimento que se apresentava.

Parei numa farmácia e comprei um pacotinho e a maior seringa de injeção q encontrei. Cheguei em casa e fiz a tal mistura como ele tinha me explicado... Então ainda bem isegura, resolvi pesquisar na internet p/ ver o q eu encontrava sobre o assunto.

Fiquei realmente impressionada com as informações q li... e cheguei a achar até um pouco de sensacionalismo pq o tal "remédio" parece curar tudo.

Experimentei a tal mistura e realmente o gosto é horrível, extremamente amargo. Tive dúvidas de q iria conseguir fazer a Duda tomar aquilo.

Mas persisti na minha vontade de tentar fazer algo e mesmo com dó no coração fiz ela tomar na seringa "garganta abaixo" uma dose de manhã, outra a tarde e a última a noite.

E olha... como o próprio Daniel falou, o resultado que comecei a ver já no segundo dia foi surpreendente!!!

No segundo dia a Duda recuperou o movimento e a força nas patas e articulações e começou a se alimentar... no terceiro dia ela estava correndo e começou a me reconhecer... no quarto dia ela parou de fazer as necessidades onde não podia... e finalmente, anteontem, ela voltou ao normal!!!!! Obedece a todos os comandos. Está alegre e feliz como sempre foi. Nos reconhece a todos e voltou a ter a sua vida de antes. Estou muito feliz... ontem ela até foi passear no parque...rsss... mesmo não sendo final de semana.

Ela estava tomando uma dose de gardenal de 100mg a cada 12 horas mais 2 comprimidos de broeto de potassio 1 vez ao dia. A 4 dias ela passou a tomar apenas 1 comprimido de gardenal antes de dormir.

Então Maristela, na verdade não tenho comprovações científicas de q a minha Duda se curou por causa do líquido amargo que dei a ela 3 vezes ao dia durante os últimos dias... mas posso te dizer q a veterinária realmente ficou espantada com a melhora extremamente significativa q ela teve em tão pouco tempo, sem sequela alguma, mesmo depois de 9 crises seguidas. Posso te dizer q mal, o tal "remédio" não fez! Também a Duda nem sequer teve diarreia... e felizmente, ela está de volta INTEIRA p/ nossas vidas aqui em casa.

Fiz questão de relatar em detalhes o que milagrosamente vi acontecer nos ultimos dias até p/ que se vc quiser, relatar no blog do Alex, talvez possa ajudar que outras pessoas que passam por uma situação como essa com os seus animaizinhos de estimação, possam também fazer essa tentativa se acharem q vale.

Estou te encaminhando em anexo, algumas fotos minhas com a Duda p/ vc nos conhecer!!

Fico imensamente feliz em saber q existem ainda, nos dias de hj, pessoas especiais como vc q se preocupam com o sentimento alheio e que investe parte do seu tempo dando atenção e levando conforto aos que buscam uma palavra de consolo.

De coração, muito obrigada por ter me respondido.

Me escreva quando quiser. Gostaria imensamente de continuar mantendo contato com vc.


Um grande abraço p/ vc e um carinho p/ o Alex.

Hellen e Duda.


Bem, eu não podia fazer outra coisa que não fosse mostrar isso. Além de me alegrar imensamente com a melhora da Duda, sinto que, apesar de não se ter uma comprovação rigorosa de que o cloreto de magnésio PA tenha feito este verdadeiro milagre, milagre maior acho que é o da ESPERANÇA que este caso nos ensina, e a vontade firme de não desistir, de não cruzar os braços, de ficar do lado de nossos melhores amigos.
Hoje obtive uma informação importante. Conversando com a Cris, dona da pet que cuida do Alex, contei a ela o caso da Duda. Foi quando me disse que diazepan não é uma boa opção, pois não é raro que hajam transtornos de personalidade em cães tratados com esta substância.
Vejam que bonita a DUDA! E conheçam também a Hellen, esta linda moça que nos dá aqui uma lição de coragem e determinação.
De todo coração, muito obrigada por nos deixar contar esta linda história.

5 comentários:

  1. Que legal! E o melhor de tudo é que a melhora se deu por uma substância natural.Cada vez mais animada com as promessas dos benefícios do cloreto de magnésio. Ainda não havia lido sobre o uso em animais.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! E o melhor de tudo é que a melhora se deu por uma substância natural.Cada vez mais animada com as promessas dos benefícios do cloreto de magnésio. Ainda não havia lido sobre o uso em animais.Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela. Sim, com certeza, uma substância natural que tem tido muitos divulgadores, embora escassas pesquisas do ponto de vista institucional. Temos, porém, muitos testemunhos que, seja como for, indicam que, no mínimo, o seu uso adequado é, no mínimo, promissor.

      Excluir
  3. Boa noite, gostaria de saber mais sobre o uso do cloreto de potássio! Tenho uma shitzu de 2 anos que sofre de epilepsia à 1 ano! Toma gardenal de 50 mg duas vezes ao dia, brometo de potássio à noite, depakene de 8 em 8 horas e mais um medicamento à base de ervas , tb de 8 em 8 horas! Apesar de todos esses anticonvulsionantes, ainda tem crises à cada 10-15 dias ! Tem várias convulsões seguidas( 6, 7), que somente param injetando o fenobarbital direto na veia! Estou muito triste, pq não sei mais o que fazer para ajudá-la e tenho medo que ela não aguente , durante uma crise, que são mt fortes! Será que posso associar à todos esses medicamentos o cloreto de potássio? Me ajude, pois estou com muito medo de perder a minha Amora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marisa! Você deve, com a maior urgência, procurar um veterinário. Internet é ótima para troca de experiência, mas jamais poderá substituir ou suprir a necessidade de um profissional que deve examinar e avaliar cada caso em particular. Melhoras para a Amora. Não deixe de levá-la a um veterinário.

      Excluir