Receita da Mana
5 bananas caturras
3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar diet (Magro)
1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
3 colheres de sopa cheias de manteiga
2 ovos inteiros batidos de leve com uma colher de sopa de açúcar dietCanela em pó e um pouquinho de açúcar de confeiteiro, para dar o efeito esbranquiçado por cima.
Untar bem com uma parte da manteiga a forma refratária, de preferência aquelas de vidro, tipo Pirex. A avó da gente sempre tem uma guardada. Depois coloque um pouco de farinha sobre a manteiga passada no refratário e faça com que ela grude no vidro, deixando assim as laterais e o fundo bem untados. Do mesmo jeito que se faz com bolo, lembram?
Misture os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o açúcar diet (alivia a culpa, acreditem!), o açúcar mascavo e o fermento. Misture bem isso, em seco, e deixe quieto. Corte as bananas em rodelas grossas. Depois, em separado, bata manualmente (apenas misturando bem) os dois ovos junto com uma colher de açúcar diet. Bata com um garfo. Não precisa batedeira, não.
Ligue o forno para deixá-lo quente.
Daí é só montar a torta. No fundo do Pirex, coloque rodelas de banana e polvilhe por cima, com a mão mesmo, parte dos ingredientes secos que já foram misturados. Sobre isso, solte alguns caquinhos de manteiga. Depois coloque outra camada de rodelas de banana, o resto dos ingredientes secos por cima e o que restou dos caquinhos da manteiga. Sobre tudo isso, despeje os ovos que foram misturados à mão mesmo com a colher de açúcar. Polvilhe canela, um pouquinho de açúcar de confeiteiro e coloque no forno que já está quente.
Em 45 minutos o resultado é esse das fotos. Aqui em casa a gente come quente mesmo. Com café preto passado na hora fica uma delícia! Ah! Foi a Mana que inventou esta receita.